Aprenda ações simples para ter bem-estar no trabalho

Saúde mental dos brasileiros está abaixo do ideal no ambiente corporativo, mostra pesquisa

Uma mulher alonga-se no escritório: pausas curtas aliviam o estresse e recarregam o corpo e a mente — Freepik/ Reprodução

A saúde mental dos brasileiros está abaixo do nível considerado ideal no trabalho. É o que apontou uma pesquisa com 17 mil trabalhadores, de ambos os sexos, realizada pelo Zenklub (plataforma de saúde emocional e nutricional). Nesse levantamento, o Índice de Bem-Estar Corporativo (IBC) atingiu a média de 64,5 pontos, sendo que o mínimo para que o emprego seja saudável, em uma escala de 0 a 100, é de 78 pontos. A partir de maio deste ano, uma norma atualizada do Ministério do Trabalho e Emprego determina que a saúde mental dos trabalhadores terá que ser observada com a mesma importância dos outros riscos ocupacionais. Não obstante, com ações simples, como a adoção de hábitos saudáveis, você pode melhorar seu bem-estar no ambiente laboral.

A Norma Regulamentadora nº 1 do MTE diz que os riscos psicossociais devem ser identificados e gerenciados. Isso significa, na prática, que os gestores devem dar maior atenção a sinais e relatos de exigências de metas excessivas, assédio, jornadas longas, conflitos interpessoais e falta de autonomia no trabalho, entre outras situações. Fatores que podem causar estresse crônico, ansiedade, depressão e burnout.

Uma medida importante, avalia o médico Gilberto Ururahy, diretor-médico da Med-Rio. Levantamento da Med-Rio Check-up, a partir de mais 250 mil check-ups médicos realizados em homens e mulheres, a maioria executivos, mostrou que 65% dos clientes sofrem de estresse, 25%, de ansiedade, e 11%, de depressão.

“O estresse é o principal fator para o estilo de vida inadequado. Para se manterem ativos e dispostos, colaboradores recorrem a artifícios perigosos, como o uso em excesso de cafeína e álcool. E, pior, à automedicação, além de se tornarem mais sedentários, dando início a um ciclo nocivo à saúde. A pandemia e o home-office prejudicaram ainda mais a saúde mental dos funcionários nas organizações. Trabalhar é uma das fontes de prazer e realização. Porém, é preciso saber encaixar a atividade laboral em uma rotina que respeite a vida pessoal e familiar”, afirma Ururahy, cofundador da Med-Rio com o dr. Galileu Assis, também diretor-médico.

De 178 afastamentos por burnout, em 2019, o Brasil passou para 421, em 2023, um aumento de 136%, segundo matéria da BBC Brasil, com base em dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), do Ministério da Previdência Social.

Veja como ter mais bem-estar no trabalho

Para aliviar o estresse

— Conte até dez antes de falar ou reagir, respire lenta e profundamente algumas vezes até sentir seu corpo relaxar um pouco. Dê uma volta, mesmo que seja só para ir ao banheiro e voltar. Experimente uma meditação rápida ou uma oração. Se receber mensagens depois do expediente e não forem urgentes, durma e responda no dia seguinte. Divida os grandes problemas em partes menores. Resolva por vez.

Mantenha-se hidratado

— Quando o trabalho fica agitado, você pode esquecer hábitos saudáveis, como beber bastante água. A hidratação melhora o funcionamento do cérebro, dos intestinos e dos músculos. A água é essencial para carregar minerais, vitaminas e outros nutrientes para as células. Deixe à mão uma garrafinha. Vale usar o app no celular para lembrá-lo de se hidratar. Beba água, mesmo sem sentir sede. Em geral, a medida é de 35 ml diários para cada quilo. Considere seu tipo de atividade, estado de saúde e idade.

Encontre tempo para almoçar

— Programe um horário para almoçar todos os dias. Se possível, coma longe do seu espaço de trabalho para que possa se concentrar na sua refeição. A boa nutrição melhora a saúde física e diminui o estresse e a ansiedade. A pausa do almoço evita que fique com muita fome e depois coma demais, ou belisque. Escolha alimentos naturais, com pouco açúcar e o mínimo de sal, e sem gordura saturada. Faça refeições e lanches com proteínas boas (carnes magras), frutas, legumes e verduras e cereais integrais (prolongam a saciedade e fornecem energia). Esqueça os produtos processados.

Tente se movimentar mais

— Faça intervalos ao longo do dia. Mesmo cinco a dez minutos entre as reuniões darão a você tempo para caminhar, alongar-se, usar o banheiro ou tomar um pouco de ar fresco. Pausas curtas aliviam o estresse e recarregam o corpo e a mente.

Limite as distrações

— Coloque seu telefone no silencioso quando não quiser ser incomodado. Ou encontre outras maneiras de criar menos interrupções de colegas de trabalho ou familiares. Considere colocar uma placa de “ocupado” na sua área de trabalho quando precisar se concentrar. Isso tudo torna você mais produtivo no trabalho e mais presente em casa.

Pratique a gratidão

— Celebre pequenas vitórias ao longo do dia. O pensamento positivo aumenta seu otimismo e melhora a saúde mental. A conversa interna negativa aumenta o estresse. Por exemplo, em vez de dizer: “Eu não consigo fazer isso,” fale: “Eu farei o melhor que puder. Eu consigo”.

Procure fazer seu check-up médico 

— A realização do check-up médico completo anualmente permite identificar sinais de estresse, ansiedade e depressão. É uma oportunidade para corrigir fatores de risco ao seu bem-estar.

Na Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados).

A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.

A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.

2025-04-03T17:11:40-03:00
Go to Top