Levar uma vida saudável e fazer o check-up regularmente reduzem o risco de a doença se agravar, como no caso de Joe Biden, ex-presidente dos EUA

Um paciente conversa com seu urologista. Os homens, a partir dos 45 anos, ou a critério médico, devem realizar anualmente o check-up urológico para prevenir e detectar precocemente alterações na próstata — Freepik/ Reprodução
O ex-presidente dos Estados Unidos Joe Biden, de 82 anos, foi diagnosticado, recentemente, com um câncer de próstata agressivo, que se espalhou para os ossos (metástases). O caso dele mostra a importância de os homens, a partir dos 45 anos (ou a critério médico), realizarem o rastreio anual para esse tipo de tumor. No caso de Biden, seu último exame preventivo de doenças da próstata foi em 2014, segundo a imprensa americana. A consulta e o exame com o urologista é uma das etapas do check-up médico, em 12 especialidades, nas unidades da Med-Rio Check-up.
Para este ano, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que o Brasil registrará 71.740 novos casos de câncer de próstata. É o segundo tumor incidente entre os homens, excetuando-se o de pele.
“A mortalidade por câncer de próstata está diretamente ligada à prevenção. Cerca de dois terços dos homens nunca fizeram o toque retal e 50% deles nunca analisaram o PSA no sangue, uma proteína produzida pelas células da próstata e usada como indicador laboratorial de alteração na glândula. São investigações simples, que salvam vidas”, afirmou o doutor José Milfont, diretor do Instituto de Urologia do Rio de Janeiro (Urotech) e membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), durante uma das apresentações do Encontro com a Prevenção da Med-Rio.
Para o dr. Gilberto Ururahy, diretor médico da Med-Rio e cofundador da clínica com o médico Galileu Assis, a falta de informação, o preconceito e a vergonha afastam o público masculino dos check-ups médicos. Um comportamento de risco à saúde. O câncer de próstata em estágio inicial não causa sintomas, na maioria das situações.
“A consulta de rotina com o urologista não serve só para investigar problemas na próstata, como aumento benigno da glândula e prostatite, mas para prevenir e detectar precocemente uma série de outras condições do trato urinário (rins, bexiga, ureteres, uretra) e do sistema reprodutor”, enfatiza.
Como proteger a próstata
— Leve um estilo de vida saudável.
— Homens, fora do grupo de risco, precisam iniciar a prevenção urológica a partir dos 45 anos. Quanto mais cedo o diagnóstico, maior a chance de cura. Daí a importância de agendar o check-up preventivo regularmente.
Os principais fatores de risco
— Homens a partir dos 60 anos de idade;
— com pai ou irmão que teve câncer de próstata;
— que fazem uma alimentação rica em gordura;
— obesos;
— da raça negra.
Sinais de alerta
— Fluxo urinário lento, dificuldade para urinar e necessidade frequente de micção, principalmente à noite;
— micção dolorosa ou ardente;
— sangue na urina;
— dor na próstata, especialmente ao se sentar;
— incontinência urinária;
— problemas de ejaculação (dor e diminuição no volume do sêmen).
Você está em dia com seu check-up preventivo?
Nas duas unidades da Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional.
O(A) cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas uma manhã ou uma tarde, e o laudo fica pronto em 24 horas úteis, com acesso no app da própria clínica.
A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente médico esclarece com o(a) cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida.
Em mais de três décadas dedicadas à promoção da saúde, a Med-Rio já realizou mais de 250 mil check-ups em homens e mulheres, de 55 nacionalidades. Mais de mil médicos e outros profissionais de saúde são clientes da clínica, pioneira em prevenção no país.
Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD. Os equipamentos médicos, nas suas duas unidades, são de última geração e adequados à tecnologia 5G.
Uma vez por mês, a clínica promove o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube: https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp.
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, disponíveis em: https://teste.spcheckup.com.br/campanha-anual/.
Fontes: Cleveland Clinic e INCA.

