Levar um estilo de vida saudável e realizar seu check-up médico completo é uma excelente estratégia de prevenção

Um cliente faz o teste de esforço em esteira durante o check-up completo da Med-Rio: manter seus exames em dia previne a obesidade e os efeitos nocivos dessa doença crônica
O diagnóstico da obesidade mudou. Por décadas, os médicos usaram o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 para indicar que a pessoa tinha obesidade, uma condição crônica, multifatorial, que aumenta muito o risco de outras doenças graves. Agora um estudo, assinado por 58 pesquisadores na revista científica The Lancet, recomenda considerar no diagnóstico, além do IMC, a distribuição da gordura corporal — pela medição da cintura, por exemplo — e problemas de saúde devido ao excesso de peso.
O IMC é calculado dividindo o peso de uma pessoa (em quilos) por sua altura (em metros ao quadrado). Um resultado de 30 a 34,9 índica obesidade em grau 1. Para os cientistas que assinam o documento, essa é uma fórmula imprecisa. O IMC aponta apenas se um indivíduo está acima do peso ideal. Não mede a quantidade de gordura. Uma pessoa musculosa ou atleta, por exemplo, pode ter o IMC de 31. Porém, isso não determina que ela é obesa pelo novo critério. E alguém com o índice de 27 (na faixa de sobrepeso) já pode ter a saúde comprometida pelo acúmulo de gordura.
Agora o diagnóstico de obesidade é determinado quando a pessoa tem o IMC acima de 25 e uma segunda aferição corporal aumentada. Além disso, o excesso de gordura precisa ter danificado algum órgão ou dificultado a realização de atividades diárias. Essa orientação já está sendo seguida pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica.
Os cientistas observaram 18 alterações de saúde relacionadas à obesidade, entre as quais: variações metabólicas, apneia do sono, falta de ar, insuficiência cardíaca, hipertensão pulmonar, fadiga, inchaço nas pernas, infiltração de gordura no fígado, trombose venosa, entre outras. A obesidade eleva o risco de diabetes, problemas cardíacos, acidente vascular cerebral, artrite e certos tipos de câncer.
Se você é obeso, perder pelo menos 5 a 10% do seu peso pode prevenir algumas dessas doenças.
Apesar de a obesidade estar relacionada a vários fatores, inclusive genéticos, ao uso de certos medicamentos e transtornos emocionais, levar um estilo de vida saudável e realizar seu check-up médico completo anualmente é uma excelente estratégia de prevenção. Isso não mudou.
No levantamento de dados de mais 250 mil check-ups nas duas unidades da Med-Rio, 65% dos clientes estão acima do peso. Daí a importância de realizar seu check-up médico completo.
Na Med-Rio, a abordagem no check-up é física e emocional. O cliente passa por 12 especialidades em um único local, em apenas cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados).
A clínica disponibiliza períodos para homens e mulheres e resultados em 24 horas úteis. Os dados são criptografados e confidenciais, respeitando a LGPD.
A Med-Rio oferece ainda a consulta pós-check-up, momento em que um gerente-médico esclarece com o cliente os resultados do seu laudo, sugere e apresenta um programa para corrigir riscos à saúde. Como, por exemplo, hábitos prejudiciais à busca da longevidade com bem-estar.
A clínica conta com um time multidisciplinar de especialistas altamente qualificados e suas equipes reúnem médicos certificados pelo Colégio Americano da Medicina do Estilo de Vida. Todos os equipamentos médicos são de última geração e adequados à tecnologia 5G.
A Med-Rio já fez check-ups médicos em mais de 250 mil clientes (incluindo profissionais da saúde), de 40 nacionalidades.
Uma vez por mês, a clínica realiza o Encontro com a Prevenção da Med-Rio, direcionado ao público em geral. O evento faz parte das ações para educação e promoção da saúde. As apresentações com especialistas das duas unidades e convidados trazem orientações para alcançar longevidade com bem-estar e estão disponíveis no seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/@MedRioCheckUp).
E no site da Med-Rio é possível acessar cartilhas com recomendações para a adoção de hábitos saudáveis e ter mais qualidade de vida, em: https://teste.spcheckup.com.br/campanha-anual/.
Acesse medrio.com.br ou ligue: Botafogo: 21-2546-3000 e Barra da Tijuca: 21-3252-3000. E siga-nos também em nossas redes sociais.
Fontes: The Lancet, Biblioteca Nacional de Medicina (EUA), Nexo Jornal e Jornal Nacional.

